quinta-feira, 28 de julho de 2011

RESIDENTES 2011

Mônica Venâncio:
Psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente atua como psicóloga residente no Hospital Especializado Juliano Moreira. Tem experiência em: Psicanálise; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica; Saúde Pública e Saúde Coletiva; Depressão e Sucídio; Aborto; Psicologia Hospitalar; Psicologia Comunitária; e Mediação de grupos.     
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2008811646911690

Priscylla Guedes:
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, luta antimanicomial, reforma psiquiátrica e subjetividade. Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Psicanálise e Saúde Mental e Assistência Social como psicóloga no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e como apoiadora matricial do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), atuando principalmente nos eixos de participação popular e saúde mental.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8065003374748472

Roberdan de Almeida:
Psicólogo clínico formado pela Universidade Federal da Paraíba, atuou como Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social do Município de São Desidério. Tem experiência na área de Psicologia Clínica com adultos e adolescentes de orientação Psicanalítica e Psicologia Social atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicanálise, oficinas terapêuticas com pacientes psiquiátricos, oficinas com população em situação de vulnerabilidade social. 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3546779516170696 

Tainã Rocha:
Psicóloga (Bacharelado e Formação de Psicólogo) formada pela Universidade Salvador - UNIFACS (2010). Atualmente atua como psicóloga residente no Hospital Especializado Juliano Moreira. É pesquidarora voluntária do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade - SAVIS - UFBA, desenvolvendo projeto na Linha de Pesquisa Violência e saúde nas cidades. Tem experiência na área de Psicologia clínica, hospitalar, escolar e saúde mental.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0445863496855894


Thaís Britto:
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba em 2009. Possui experiência na Clínica da Psicose tendo atuado como extensionista do Projeto Aimée realizado no ambulatório do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira de João Pessoa/PB, como estagiária do CAPS de Cabedelo/PB e como psicóloga do CAPS III de Juazeiro do Norte/CE.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4346413260749317 




terça-feira, 26 de julho de 2011

Sobre pré-inscrição e submissão de trabalhos

Divulgação do edital de submissão - 01/08/2011
Submissão de trabalhos08 a 19/08/2011
Pré-inscrições08 a 26/08/2011
Lista de trabalhos aprovados02/09/2011
Resultado da pré-inscrição - 05/09/2011
Confirmação da inscrição: 22/09/2011, das 7:30 às 8:30, no Hospital Juliano Moreira
Data do Evento: 22 e 23/09/2011

As pré-inscrições e submissões de trabalhos serão realizados pelo email residenciapsi.saudemental@gmail.com dentro do período acima citado (quado a ficha de inscrição será disponibilizada e deverá ser completamente preenchida).

Para agilizar o processo de confirmação de pré-inscrição e análise de trabalhos, solicitamos que no espaço destinado a assunto no email seja especificado pré-inscrição ou submissão de trabalho.

Importante: Aqueles que submeterão trabalho devem garantir sua pré-inscrição. Não são necessários dois emails, em um mesmo email especifique no assunto: pré-inscrição e submissão, enviando a ficha de inscrição devidamente preenchida.

Os interessados deverão preencher toda a ficha de inscrição e aguardar confirmação através da lista que será disponibilizada no blog http://residenciapsi-saudemental.blogspot.com dia 05 de setembro. Os autores de trabalhos aprovados receberão um e-mail indicando a data e hora da exposição do pôster.

Os pré-inscritos que porventura desistam da inscrição antes da data do evento, por favor, nos envie o cancelamento da pré-inscrição por email. Esse procedimento garante que a vaga seja disponibilizada para outros interessados.

Importante: Nesse período de 10 a 26 de agosto serão realizadas as pré-inscrições, ou seja, os interessados enviam seus dados e são devidamente cadastrados dentro do número de vagas. As inscrições propriamente ditas serão efetuadas no dia do evento, 22 de setembro, no horário das 7:30h as 8:30h. Havendo desistências ou não comparecimento do pré-inscrito para efetuar sua inscrição dentro desse horário, serão abertas as inscrições para os inscritos na lista de espera, organizada por ordem de chegada no local.
Acreditamos que esse procedimento viabilize a participação do máximo de interessados no evento, tendo em vista que considerando a pré-inscrição como inscrição poderia acarretar no impedimento de participantes que porventura substituiriam outros previamente inscritos, mas não presentes.

O preenchimento das vagas seguirá alguns critérios, não necessariamente na ordem abaixo mas todos eles serão devidamente ponderados:
- ordem cronológica de pré-inscrições;
- cotas para estudantes e profissionais;
- interessados com trabalhos aprovados e;
- confirmação das pré-inscrições no dia do evento.

COMISSÃO ORGANIZADORA: 
  • Mônica Venâncio (psicóloga residente)
  • Priscylla Guedes (psicóloga residente)
  • Roberdan de Almeida (psicólogo residente)
  • Tainã Rocha (psicóloga residente)
  • Thaís Britto (psicóloga residente)

segunda-feira, 25 de julho de 2011



Divulgação do edital para submissão de pôster: 01/08/2011
Submissão de pôster: 08 a 19/08/2011
Inscrições: 08 a 26/08/2011
Vagas limitadas - Inscrição gratuita

AGUARDEM NOVAS INFORMAÇÕES!!!

domingo, 24 de julho de 2011

A Lida com a Loucura

Sobre o Programa da Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental

Curso de Especialização sob a forma de Residência, integrado ao projeto de Residências Multiprofissionais e por área, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia através da Escola Estadual de Saúde Pública, juntamente com o Hospital Especializado Juliano Moreira e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.


Considerando a importância histórica e acadêmica do HJM e da UFBA, este programa visa ampliar o papel destas instituições na capacitação de psicólogos para o exercício da clínica em instituições do Sistema Único de Saúde – SUS, tomando como referência o modo como está organizada a Saúde Mental na interface com o movimento da Reforma Psiquiátrica, utilizando o aporte teórico de orientação psicanalítica.


Iniciado no ano de 2005 é um programa que tem dois anos de duração, com uma carga horária de 3.840h, das quais 570h são destinadas à parte teórica e as demais destinadas às atividades práticas, realizadas no Hospital Juliano Moreira, CAPS Oswaldo Camargo, CAPS Garcia e CAPS Pau da Lima. A Residência oferece estágios opcionais no IPUB – Instituto de Psiquiatria vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centre Hospitalier Les Murets – Paris, no CETAD - Salvador, em Buenos Aires e em Belo Horizonte.


O programa exige dedicação exclusiva, em função do que, a Sesab oferece uma bolsa auxílio durante os dois anos da Residência. O processo seletivo oferece cinco vagas anualmente, e é realizado pela Consultec. 
Informações no site: http://www.consultec.com.br


Coordenação Geral UFBA
Analícea Calmon
E-mail - anacalmon@hotmail.com


Coordenação Técnica HJM
Marilene Santos Batista
E-mail - batistalene@hotmail.com


Supervisores
Analícia Calmon
Andréa Hortelio 
Cristina Goulart
Lêda Lessa
Marcelo Veras

EESP/SESAB
Graça Magalhães

Hospital Especializado Juliano Moreira
Diretor Geral - Dr. André Furtado