sábado, 14 de abril de 2012

V Semana de Luta Antimanicomial - Cuidado ou controle? Saúde Mental e as formas de institucionalização da vida


V SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Cuidado ou controle? Saúde Mental e as formas de institucionalização da vida'
18 A 25 | MAIO | 2012

A V SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL tem como tema "Cuidado ou controle? Saúde Mental e as formas de institucionalização da vida'', pretende levantar a discussão sobre as formas de lidar com a loucura em nossa sociedade, evidenciando os tratamentos que prezem pelo cuidado no sentido de valorizar e potencializar a ação desses sujeitos no mundo, empodeirando-os, dar-lhes voz, em detrimentos das formas de controle, que imobilizam-lhes e encaixotem em lugares afixados, seja na aposta de que os ''doentes mentais'' não podem ser mais do que o nome e código de suas doenças carregam, seja na compreensão de que são incapazes de sentir, desejar e decidir sobre suas próprias vidas. O cuidado do qual falamos é, portanto, aquele que acolhe a diferença e a valoriza, percebendo saúde mental de uma forma ampla, não só como ''ausência de sintomas'', mas enquanto possibilidade de o sujeito desenvolver relações de autonomia e criação sobre o mundo.
O que nós, estudantes, trabalhadores, profissionais de saúde, usuários desse sistema de saúde, o que nós, a cidade, pensamos sobre a loucura?
Dessa forma, não só pretende continuar possibilitando a reflexão sobre a necessidade de novas formas de tratamento, mais humanas e potentes de criação e libertação, como também contribuir com a produção de novas subjetividades no que se refere ao olhar destinado a loucura.



Realização: Coletivo Canto Geral
Apoio: Estudantes de medicina, letras e comunicação social da UFPB; Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; IPEI; SITRICOM; CODISMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário