domingo, 24 de julho de 2011

Sobre o Programa da Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental

Curso de Especialização sob a forma de Residência, integrado ao projeto de Residências Multiprofissionais e por área, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia através da Escola Estadual de Saúde Pública, juntamente com o Hospital Especializado Juliano Moreira e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.


Considerando a importância histórica e acadêmica do HJM e da UFBA, este programa visa ampliar o papel destas instituições na capacitação de psicólogos para o exercício da clínica em instituições do Sistema Único de Saúde – SUS, tomando como referência o modo como está organizada a Saúde Mental na interface com o movimento da Reforma Psiquiátrica, utilizando o aporte teórico de orientação psicanalítica.


Iniciado no ano de 2005 é um programa que tem dois anos de duração, com uma carga horária de 3.840h, das quais 570h são destinadas à parte teórica e as demais destinadas às atividades práticas, realizadas no Hospital Juliano Moreira, CAPS Oswaldo Camargo, CAPS Garcia e CAPS Pau da Lima. A Residência oferece estágios opcionais no IPUB – Instituto de Psiquiatria vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centre Hospitalier Les Murets – Paris, no CETAD - Salvador, em Buenos Aires e em Belo Horizonte.


O programa exige dedicação exclusiva, em função do que, a Sesab oferece uma bolsa auxílio durante os dois anos da Residência. O processo seletivo oferece cinco vagas anualmente, e é realizado pela Consultec. 
Informações no site: http://www.consultec.com.br


Coordenação Geral UFBA
Analícea Calmon
E-mail - anacalmon@hotmail.com


Coordenação Técnica HJM
Marilene Santos Batista
E-mail - batistalene@hotmail.com


Supervisores
Analícia Calmon
Andréa Hortelio 
Cristina Goulart
Lêda Lessa
Marcelo Veras

EESP/SESAB
Graça Magalhães

Hospital Especializado Juliano Moreira
Diretor Geral - Dr. André Furtado


Nenhum comentário:

Postar um comentário