sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Café Científico com Jaan Valsiner



O café científico UFBA, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) e em Psicologia da UFBA, em parceria com a Livraria LDM, Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT) e CAPES, tem o prazer de convidá-lo para mais um evento no mês de fevereiro de 2012:

Data: 24 de fevereiro, às 10h, na SaladeArte de cinema da UFBA. (Vale do Canela)

Palestrante: Prof.Dr. Jaan Valsiner ( Department of psychology Clark University, EUA)

Tema:  Como e onde a Psicologia falha. Um olhar semiótico – cultural.
  
COMO E ONDE A PSICOLOGIA FALHA. UM OLHAR SEMIÓTICO-CULTURAL.

O Professor Dr. Jaan Valsiner vem discutindo os modos pelos quais os sistemas psicológicos humanos regulam-se através da construção e reconstrução de hierarquia de signos. Em outras palavras, através de processos de mediação semiótica, seu trabalho articula idéias antropológicas, sociológicas e psicológicas tendo como horizonte o desenvolvimento de pessoas na sociocultura.
Sua contribuição, tão extensa quanto substantiva, representa uma consistente crítica aos rumos que a ciência psicológica tomou ao longo do século XX, ao tempo em que trabalha intensamente, como profundo conhecedor da história dessa disciplina, para propor novas bases para a construção de uma Psicologia Cultural. Ao realizar esta árdua palavra, Jaan Valsiner mostra uma inesgotável capacidade de diálogo, de que é evidência imediata a imensa rede de pesquisadores com quem interage através de países e por vários continentes, rompendo efetivamente o etnocentrismo que vigora na área desde seus primórdios.
“O que faz Valsiner é ‘ampliar o território de sua disciplina em direção a fronteiras desconhecidas, a áreas de grande incerteza, que costumam gerar alguma suspeita ou explicações incompletas, como é o caso quanto à noção da irreversibilidade do tempo. É daí que se produzem ações e pensamentos sobre nós mesmos, assim como sobre o mundo em que vivemos, no espaço entre o presente e o futuro imediato, o qual flui em toda sua incerteza’(Rebeca Puche, discurso por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Jaan Valsiner, pela Universidade de Cali, Colômbia).”

 O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.

Para mais informações, ligue 71 3277-8622 (LDM) ou 71 3283-6568 (UFBA).

Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com

Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.


Nenhum comentário:

Postar um comentário