terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Programação do Espaço Moebius 2012

Cartéis:

1. O Corpo ( em andamento)
Participantes: Anna Amélia de Faria, Liane Trece  e Lúcia Azevêdo.


2. A Função Paterna (em andamento)
Participantes: Eliecim Fidelis, Guaciara Coelho,  Ivana Costa eThereza Guerreiro.



3. A Angústia (proposto)
Participantes: Cristiane Sampaio , Gaëlle Spielmann Moura Alvares, Júlio Vasconcelos, Luiz Alberto Tavares e Sheyla Machado.


3. Pulsões (proposto)
Participantes:Laudinalva Matos e  Sandra Pedreira



Fóruns:

O Fórum é um espaço institucional onde são discutidos temas fundamentais da psicanálise através da apresentação de trabalhos, leituras comentadas de textos, debates, visando a articulação permanente entre a teoria e a prática psicanalítica.
A partir deste ano decidimos transformar o Fórum As Psicoses, em Fórum dedicado a Clinica Psicanalítica, com o objetivo de ampliar seu campo de abrangência temática. Acontece sempre às terças-feiras, das 20:30 às 21:45 horas,obedecendo a seguinte programação:



1ª Terça-Feira : Fórum Institucional
Trata-se de um espaço de aprofundamento de questões teóricas da psicanálise, onde mensalmente trabalhamos temas das nossas jornadas anuais.
Coordenação: Aurélio Souza e Luiz Alberto Tavares
Aberto ao público
Início 06 de março


2ª Terça-Feira : Sessão Clínica
Dispositivo restrito aos Membros Inscritos do Espaço Moebius para apresentação e discussão de casos clínicos, a partir da experiência singular da prática clínica de cada participante.
Coordenação: Guaciara Coelho e Sheyla Machado
Restrito aos membros
Início 13 de março


3ª Terça-Feira : Criança e Adolescente
Em 2012 privilegiaremos a passagem da adolescência para a vida adulta através da articulação da psicanálise com outros campos do conhecimento tais como história, sociologia, antropologia, filosofia, dentre outros, possibilitando múltiplos olhares sobre o tema.
Coordenação:  Maíra Pondé de Sena e Marisa Marques
Aberto ao público
Início 20 de março


4ª Terça-Feira : A Clínica Psicanalítica
Com origem na idéia da bile negra na Antiguidade, passando pelas influências de Saturno na Idade Média e contagiando o mundo das artes em todas as épocas, o conceito de melancolia ingressa na psiquiatria de forma difusa, ora associado à mania nos transtornos de humor, ora confundido com o de depressão nas acepções de depressão maior ou endógena. Permanecendo, ainda hoje, uma patologia de difícil circunscrição, mesmo para a psicanálise, apesar do marco fundamental estabelecido por Freud em “Luto e Melancolia” (1917) quando, distinguindo-a dos estados de luto, formula as diretrizes para sua etiologia.
A proposta deste ano no Fórum dedicado à Clínica Psicanalítica é tomar a melancolia como objeto dos nossos estudos, desde Freud até hoje.
Coordenação: Clarissa Lago e Maria Fernanda Diniz
Aberto ao Público                  
Início 27 de março


5ª Terça-Feira : Fórum de Cartéis e Convidados
Espaço destinado à apresentação das produções dos cartéis ou de trabalhos de convidados.
Coordenação: Ivana Costa e Sheyla Machado
Aberto ao público                  
Início 29 de março


Seminários:


Dispositivo de transmissão no qual temas psicanalíticos são trabalhados pelos Participantes sob a coordenação de um membro do Espaço Moebius.


1. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE – FREUD
 Uma introdução à teoria psicanalítica a partir do estudo e discussão de textos fundamentais de Freud. Serão privilegiados os textos publicados em 1914 com o nome de Artigos sobre a Técnica e aqueles que versarão sobre o tema da jornada.
Coordenação: Eliecim Fidelis, Guaciara Coelho, Sônia Raquel Oliveira,
Terças-feiras, das 19:00 às 20:15 horas   Início em 06 de março de 2012

2. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE – LACAN
Este seminário, que é uma introdução à psicanálise lacaniana, tem como proposta para este ano o estudo e discussão sobre a contribuição de Lacan ao campo psicanalítico, tendo como referência o Seminário 1, Os escritos técnicos de FREUD, de J. Lacan
Coordenação: Aurélio Souza, Liane Trece   Quintas-feiras, das 19:30 às 20:30 horas.   Início em 08 de março de 2012

3. A INIBIÇÃO, O SINTOMA, A ANGÚSTIA E A CLÍNICA PSICANALÍTICA
Freud escreveu Inibição, Sintoma e Angústia, texto fundamental para tratarmos estas manifestações do sofrimento do sujeito. Lacan, no seminário A Angústia, se dedica a rever a posição de Freud e no seminário RSI as situa na cadeia borromeana, numa tentativa de situar o tipo de gozo pelo qual o sujeito é afetado em cada uma destas situações e as conseqüências destas na ex-sistencia de cada um.
Este seminário iniciado em 2011 se propõe continuar a fazer um percurso sobre estes textos e refletir sobre estas questões na nossa clínica, hoje.
Coordenação: Sandra Pedreira 
Horário: 2ª e 4ª  quartas-feiras, das 19:30 às 20:30 horas.  Início em 14 de março de 2012


5. A PSICANÁLISE E A CLÍNICA COM BEBÊS
Os psicanalistas que trabalham com crianças que não usam da palavra para falar se encontram sempre numa posição delicada: Como se dá essa clínica? O que pode um analista aí? A clínica da psicanálise tem aqui sua prova mais aguda de uma prática de discurso sem palavras.
Coordenação: Claudia Mascarenhas
Horário:  quartas quartas-feiras, das 20:30 às 22:00 horas.  Início em 28 de março de 2012


6. UMA LEITURA COMENTADA DO SEMINÁRIO XXI DE LACAN
Haverá uma continuação da leitura comentada do Seminário XXI, “Les non-dupes errent” , tratando dos diferentes fundamentos da psicanálise relacionando á topologia da cadeia borromeana e a extensão no seminário XXII (RSI) relacionando os efeitos da análise  e da teoria psicanalítica .
Coordenação: Aurélio Souza
 Terceiras quintas-feiras de cada mês, das 20:30 às 22:00 horas. Início em 15 de março de 2012
Av. ACM, 3213, Edf. Golden Plaza s/, 1202 • Tel.: (71) 3358-2051 • Pituba - CEP: 40280-000 - Salvador - BA. 
Jornadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário